quinta-feira, 8 de abril de 2010

Casa Rui Barbosa

Quem me conhece, sabe o quanto gosto de passeios culturais, visitas a museus, conhecer o palco de grandes atos e fatos da nossa história. Infelizmente na minha cidade praticamente não temos espaços culturais e por isso quando eu viajo, procuro fazer essas visitas. E agora que houve um dilúvio no Rio de Janeiro, esses passeios tornam-se um atrativo a mais.

Para começar, peguei bem leve, pois a cidade ta bem suja ainda, cheia de areia, árvores caídas, poças de água, então achei melhor não me arriscar indo longe e fui conferir os atrativos do bairro mesmo. Em menos de 10 minutos de caminhada, cheguei ao Museu Casa de Rui Barbosa. Em estilo neoclássico, a casa, situada no meio de um vasto jardim, foi residência de Rui e de sua família até 1923. Em 1924, um ano após sua morte, o governo comprou o prédio, inclusive a biblioteca e o arquivo de Rui. Quatro anos mais tarde, adquiriria também o mobiliário. Em 13 de agosto de 1930 o presidente Washington Luís inaugurava-a como o primeiro museu-casa do Brasil, homenageando seu antigo líder político.

O Jardim da casa é uma atração por si só. Tem mais de 9000 m² e hoje é uma das poucas áreas verdes de Botafogo, o que lhe dá importância ecológica e social. Há na parte lateral do jardim, a garagem, onde estão guardados em perfeito estado de conservação 4 carros, sendo somente um deles sem tração animal. Fiquei boba. Coisa linda mesmo.

Fui recebida pelos vigias (pois cheguei antes do horário de funcionamento), muito amáveis, em especial (pena que não tirei foto com ele, acabou a bateria da máquina) o Sr. Romão, que fez questão de me acompanhar como guia, mesmo sendo apenas vigia, mostrou-se grande conhecedor e apaixonado pela figura do Rui Barbosa, e foi me narrando fatos e mostrando curiosidades da casa. Uma graça de pessoa.

A casa foi muito bem apresentada pela atriz, Mariana Ruy Barbosa, tataraneta do Rui (Já to intima...rs) para a Angélica, no programa Estrelas. Vale dar uma olhada, para quem não assistiu. É só dar um clique aqui que voce vai direto para o vídeo.

Cobra-se uma taxa simbólica de R$ 2,00 para a visitação. Passear nos jardins, é na faixa.

Maiores informações http://www.casaruibarbosa.gov.br , site de onde foram retiradas algumas informações para esse post.

Voltarei em breve. Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário